quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Informações para ONGs interessadas em receber o programa de voluntariado em gestão

Instituto RPC :: Serviços e Cidadania

 

A falta de recursos faz com que muitas iniciativas de cunho social enfrentem dificuldades em atingir seus objetivos. A escassez não é só de recursos físicos e financeiros; uma das maiores dificuldades é dispor de serviços profissionais em todas as áreas necessárias.  A sustentabilidade financeira, o fortalecimento dos processos institucionais, a profissionalização da equipe e a falta de recursos humanos são alguns dos principais desafios enfrentados pelas instituições.

Pensando nisso, o Instituto RPC lançou em junho de 2010 um canal de serviços gratuitos destinado a aprimorar a gestão das organizações do Terceiro Setor no estado do Paraná. E é através de parcerias, como a com o ISAE/FGV, que são disponibilizados serviços gratuitos de assessoria em gestão e comunicação para organizações sem fins lucrativos que promovam a inclusão social e a cidadania. Essa iniciativa visa contribuir para o aprimoramento da gestão e a sustentabilidade das organizações do terceiro setor, ao mesmo tempo em que dissemina a cultura de responsabilidade social no Paraná.

 

Como funciona?

 

Para ter acesso aos serviços, as ONGs devem fazer o cadastro no site do projeto, assinar um termo de compromisso e enviar a documentação necessária (termo, estatuto social e ata da última eleição da diretoria) para o Instituto RPC. Depois de cadastradas, as entidades podem demandar os serviços disponíveis no site, oferecidos gratuitamente por parceiros, dentre eles, o ISAE/FGV. Cada instituição poderá demandar até dois atendimentos ao ano (não simultâneos). A equipe do Instituto RPC indicará o prestador de serviços que fará o atendimento, conforme a disponibilidade dos voluntários.

A equipe do Instituto RPC atualizará os conteúdos do site, bem como fará todo o acompanhamento das solicitações das ONGs e as ofertas dos parceiros voluntários, desde o cadastramento no sistema on-line até a avaliação dos serviços prestados.

 

Você conhece alguma ONG com dificuldades em sua gestão? Indique!

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário