quarta-feira, 18 de abril de 2012

Voluntariado: Uma Experiência que Enobrece

Aprendizado, crescimento e humanização. Foi o que marcou a reunião de entrega de projeto voluntário realizado no Centro de Apoio Esperança (CAE), em Londrina. Participante do Programa de Voluntariado em Gestão Uaná, o aluno do ISAE|FGV, Ediclei Garcia, demonstrou que aliar competências profissionais com solidariedade são quesitos essenciais para o crescimento profissional e pessoal.

Durante os últimos seis meses, o aluno do curso de MBA em Gestão Empresarial, Ediclei Garcia, vem assessorando o Centro de Apoio Esperança na gestão das informações da organização. O resultado do trabalho, além da entrega do sistema informatizado “Esperança”, é a satisfação tanto do voluntário quanto da diretoria da ONG.

Ediclei conta que durante o processo de desenvolvimento do trabalho, pôde colocar em prática o conteúdo aprendido em sala de aula. Entre erros e acertos, considera que a experiência oportunizou um aprendizado que vai além das questões técnico-práticas relativas à sua área de atuação. “O trabalho voluntário é uma causa nobre, porque permite que a pessoa possa contribuir com o que sabe para a sociedade. Às vezes agente acha que não pode fazer nada, que não temos condições de melhorar o nosso meio, mas se cada um fizesse aquilo que pode fazer, com certeza nossa realidade seria outra”, considera Ediclei. O Voluntário do Programa Uaná ainda considera que, embora o trabalho voluntário não tenha remuneração financeira, o que o diferencia dos demais é a experiência que oportuniza outros ganhos ainda maiores.

Para Iracema Fernandes, diretora do Centro de Apoio Esperança, o trabalho desenvolvido irá contribuir muito para o processo de gestão da organização. “As informações estão disponíveis de forma muito prática e organizada. Os indicadores, os relatórios, os dados sobre os usuários do CAE estão todos disponíveis e informatizados. A praticidade com certeza vai facilitar o nosso dia-a-dia”, enfatiza.

O Centro de Apoio Esperança é uma organização que desenvolve atividades assistenciais, psicológicas e sociais à população de baixa renda para a realização de tratamentos de câncer nos hospitais do município de Londrina. Desde 2010, o CAE, por intermédio do Programa Serviços e Cidadania do Instituto GRPCOM, vem recebendo alunos dos cursos de Pós-Graduação e MBA’s do ISAE/FGV para assessoria voluntária em Gestão. Trata-se de uma experiência oportunizada pelo Programa Uaná, sistema de voluntariado executivo que visa promover o desenvolvimento sustentável, por meio da participação e engajamento de alunos, egressos e professores do ISAE|FGV.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário