terça-feira, 29 de maio de 2012

Número de Voluntários Segue Crescendo

A ONU define o voluntário como “o jovem ou o adulto que, devido a seu interesse pessoal e ao seu espírito cívico, dedica parte do seu tempo, sem remuneração alguma, a diversas formas de atividades, organizadas ou não…”.

Já em um estudo realizado na Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança, definiu-se o voluntário como ator social e agente de transformação, que presta serviços não remunerados em benefício da comunidade; doando seu tempo e conhecimentos para a organização.

Segundo pesquisa do IBOPE, 25% da população brasileira declara que faz ações voluntárias. No Brasil, o número de empresas que oferecem programas de voluntariado aumentou nos últimos dois anos. O Conselho Brasileiro de Voluntariado Empresarial (CBVE), que em 2009 contava com 12 companhias, hoje tem 28. O grupo de estudos organizado pelo Centro de Voluntariado de São Paulo reúne cerca de 200 empresas que implantaram ou estudam executar programas corporativos de trabalho voluntário.

Qualquer uma das definições acima mostra a importância de ajudar. Segundo Ediclei Garcia, do programa de voluntariado UANÁ, do ISAE/FGV, “o trabalho voluntário é uma causa nobre porque permite que a pessoa possa contribuir com o que sabe para a sociedade”. Desde 2010, o UANÁ, por intermédio do projeto Serviços e Cidadania do Instituto GRPCOM, leva às ONGs alunos de cursos de Pós-graduação e MBAs para assessoria voluntária na área de gestão.

Quer saber como ajudar a continuar aumentando as estatísticas do voluntariado no Brasil? Conheça alguns sites com informações sobre trabalho voluntário:

- Conselho Brasileiro de Voluntariado Empresarial: www.cbve.org.br
- Centro de Ação Voluntária: www.acaovoluntaria.org.br
- Programa UANÁ: www.programauana.blogspot.com.br
- Projeto Serviços e Cidadania: www.servicosecidadania.org.br.

Fonte: Blog Giro Sustentável

Nenhum comentário:

Postar um comentário